terça-feira, 5 de junho de 2012

Ah! Se eu fosse espartano!



* O conselho de anciãos que decidia se a criança ficaria viva ou morta! Se a criança nascesse saudável e dentro dos padrões de Esparta, seria aprovada pelo estado, se caso viesse com algum problema ou 'defeito', iria para a vala! Ou abandonado no monte Taigeto.

* Aos 7 anos de idade, os meninos eram entregues ao estado para passar por um longo treinamento, o agoge.


* A 1ª fase do agoge, o foco é na obediência e na resposta rápida a comandos, educação, só quando necessário.

* A fome acompanhava-os o tempo todo. Era somente dado o suficiente (que muitas vezes nem suficiente era), caso tivesse fome, ou quisesse algo, teria que dar um jeito, desde que não fosse pego! O que remete a fábula do garoto com o lobo na capa, história contada aos espartanos para mostrar a coragem e o valor de Esparta.


"Um garoto muito bem treinado e imensamente corajoso, certa vez a fome o apertou, para saciar, correu atras de um lobo e entrou em batalha com ele, no meio da batalha, seu mestre treinador o chamou. O garoto colocou o lobo ainda amarrado e vivo debaixo da capa e foi ate o mestre. Nisso que o lobo se desamarrou e começou a morder-lo, o garoto ainda que recebendo mordidas e unhadas do lobo não expressou nenhuma reação, morrendo pela hemorragia, mas que não demonstrou ao mestre dor e sofrimento nenhum."

Essa fábula era contada para mostrar a coragem e a resistência dos guerreiros espartanos. Nessa fase do treinamento, as crianças eram submetidas as açoites e todo tipo de humilhação, para que crescessem com a melhor forma física e mental possível!

* Dos 12 aos 15 anos, entrava em pratica o manuseio de armas e o trabalho em equipe, para que as falanges, como eram chamados os grupos de guerreiros, fosse auto resistentes e auto suficientes.

* Com essa idade que recebiam uma toga, roupa essa que os protegia de dias co até 40°C, mas também de  invernos com -5°C.

* Dos 16 aos 20, começava a ultima fase do agoge. Nessa fase, tudo que tinha aprendido quando menores, seria posto em pratica! Falanges contra falanges! Em grupos de até 15 guerreiros. Para que as falanges fossem as vitoriosas, dois requerimentos, trabalho em equipe e muitas, mas muita resistência e força!

* Dos 7 aos 18 anos o papel do estado era claro, transformar as crianças em guerreiros fortes, resistentes e vitoriosos, somente a partir dessa idade o espartano tinha papel na sociedade.

* As espartanas, desde que nasciam sabiam sua função na sociedade, ser mãe de guerreiros! Para isso, tinha que ser igualmente fortes e ter educação em princípios espartanos. Corpos perfeitos e beleza, também de suma importância, vinde Helena, que antes de se tornar Helena de Troia, foi Helena de Esparta, a  mulher mais bonita do mundo! 

* Os guerreiros que morriam em batalha, tinham seus nomes escritos em lápides, assim como com as espartanas que morriam no parto. 

* O casamento em Esparta era uma instituição que demandava o seguinte: Somente a partir dos 30 anos de idade, o homem tem direito a viver com a mulher, até isso, pelo dia os espartanos eram guerreiros, pela noite, o direito e dever de voltar pra casa e cumprir com o papel sexual de marido, por isso era comum que um homem até os 30 anos nunca tivesse visto sua esposa pelo dia.

* Na cerimonia, a mulher tinha os cabelos cortados curto, como os dos homens e era entregue a toga do marido, para que a noite, ele fosse aos aposentos consumar o casamento.

-- Diz ai! É ou não é a sociedade perfeita! 

Cap.Teco
[T'ReX]

Nenhum comentário:

Postar um comentário