segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ladrões de Cadaveres



Essa vai para os estudantes de Medicina, Enfermagem e afins! 


* O estudo da anatomia com corpos humanos, é algo novo, não faz muito tempo assim, que a 'arte' da dissecação é feita, os primeiros registros desse estudo data 1300, na Europa. 


* Isso implicou em um serio problema, onde encontrar corpos em bom estado  para fazer o estudo adequado? Como conseguir esses corpos? Com que autorização? 
Resposta: Em 1319, 4 estudantes foram presos por violarem uma sepultura em busca de corpos para estudos.

* O estudo dos corpos na Anatomia, era muito mal visto, visto como desrespeito ao morto e a sua família, por isso, no Reino Unido, os estudos eram feitos em corpos de criminosos recém condenados, isso também os servia como punição. Alem da pena que já tivera pego, o corpo usado como objeto de estudo, já que para esse tipo de criminoso (com pena de morte) até o funeral era negado.

* E a busca por corpos só aumentava, ja que também aumentava a quantidade de estudantes de medicina, assim como os cirurgiões, que precisavam dos corpos para testar as técnicas antes de aplicar a pacientes vivos, já que naquela época, as cirurgias eram feitas sem anestesia, tinham que ser rápidas e eficazes.


* Essa queda na demanda de corpos para estudo, fez com que surgisse uma nova classe de 'trabalhadores', os 'Ressurreicionistas'.
- Um se infiltrava no funeral, para saber o local exato da sepultura.
- Dois iam no dia seguinte para cavar e retirar o corpo.
- Amarrava o corpo pelo pescoço, para poder puxar do caixão e ser carregado.
- Assim que conseguiam, corriam para a primeira escola de medicina que tivesse mais próxima.



* As leis britânicas naquela época, eram bem rígidas, mas só se cabiam se os bens do defunto fossem violados, mais isso era primordial entre os Ressurreicionistas, não violar os bens do morto.

* Isso fez com que, uma fase, as famílias fizessem guarda e contratassem seguranças para que acompanhassem o apodrecer do corpo, assim não serviria para estudo. Montavam vigílias, revestiam o caixão com grades e ferro, inúmeras formas de proteger o ente velado. 

* Existia um dilema na época, é errado violar corpos  e usar como objeto de estudo, mas sem esses corpos, não tinha como os estudantes de medicina, tornarem-se bons profissionais, tomando por base, que naquela época, a medicina era super valorizada, isso fez com que o governo muitas vezes fizesse vista grossa para esse tipo de crime, tornando, com o passar do tempo, uma pratica limpa e aceita.



Cap. Teco

Nenhum comentário:

Postar um comentário